Ao norte do Mediterrâneo, na bacia do mar Egeu, travou-se uma das mais importantes guerras que se teve notícia: a guerra de Troia, entre gregos e troianos. O pivô: a beleza ímpar de uma mulher – Helena. Ao longo de dez longos anos as muralhas de Troia (hoje na atual Turquia) estiveram sitiadas; homens se enfileiraram para os confrontos; velhos, mulheres e crianças a tudo assistiam, temerosos.

Dos embates participaram alguns dos mais célebres heróis de todos os tempos, como o ardiloso Ulisses (sempre protegido pela deusa Atena) e Agamênon, o chefe da armada grega. Lá pereceram os mais festejados guerreiros da Antiguidade, como o furioso Aquiles e o honrado Heitor, príncipe de Troia. O combate tam­bém foi travado nas altas esferas da mitologia, o Olimpo, onde os caprichosos e impiedosos deuses – Zeus, Hera, Tétis, Ares, Apolo e Atena, entre outros tantos – disputavam poder, manejando a seu bel-prazer as vidas dos mortais.

Tal como o abundante sangue hu­mano que banhou as areias de Troia, as múltiplas histórias ligadas a esse lendário conflito irrigam desde tempos imemoriais a cultura do Ocidente. Inúmeros são os episódios relacionados ao ciclo troiano, desde o pomo da discórdia (que levou à eleição de Afrodite como a mais bela, em detrimento das deusas Hera e Atena) ao cavalo de Troia – o engenhoso presente grego que selou o fim do combate.

Neste relato único, Cláudio Moreno apresenta as histórias do Ciclo Troiano não de forma fragmentada, como costumam chegar até nós, mas desde o início, em ordem de acontecimento e respeitando as relações de causa e consequência. O resultado é um romance de aventuras de tirar o fôlego, personagens ricos, complexos e apaixonantes, e a devolução do status épico a esta primordial lenda sobre honra, violência, paixão e poder.

" />