Outros Formatos


SE EU FOSSE ROTHSCHILD - Moacyr Scliar

SE EU FOSSE ROTHSCHILD

A citação ano figura na lista dos gêneros literários. Por ser curta? Bem, talvez lhe falte a autonomia de outros gêneros, já que freqüentemente é extraída de um texto maior. De qualquer forma, trata-se de injustiça. Pois a citação não é apenas a síntese de um pensamento, como expressão de uma época. Não há nenhuma prova de que Galileu Galilei (1564-1643) tenha dito "eppur si muove", mas esta simples sentença é um marco: não é só a Terra que se move, é a história também, e ao mover-se deixa para trás toda a tradição medieval. Se não foi Galileu quem falou, foi o seu tempo.
Coletar citações é uma arte. No caso de citações judaicas, uma arte tornada complexa pela abundância: só a Bíblia é uma fonte inesgotável. O Dictionary of Quotations from the Bible (Margareth Miner & Ruth Rawson, eds., New York, Signet, 1990) tem cerca de três mil citações; Bible Wisdom for Modern Living, David Brown, ed., New York, Simon and Schuster, 1986), cerca de sete mil, e embora estas sejam obras preparadas por pessoas com fervor religioso para leitores idem, nenhum livro de citações que se preze deixa de reservar várias páginas para o Antigo e o Novo Testamento: centenas de citações, que aqui faltam. "Faça-se a luz." "Não é bom que o homem fique só." "Foste pesado na balança e encontrado muito leve." "Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor." "Olhai os lírios do campo." "Muitos são os chamados, poucos os escolhidos!" "Meu nome é Legião."
E depois há o Talmud, e as historietas de humor, e os numerosos escritores... Enfim, uma seleção muito difícil, principalmente quando não se pretende uma coletânea exaustiva e muito menos definitiva.
Uma palavra deve ser dita sobre o critério de organização aqui utilizado. Livros de citações têm um público certo - políticos, empresários, conferencistas - pessoas que os usam quando precisam falar sobre um tema específico; desta forma, as obras são organizadas por assuntos, e se restringem à citação em si, no máximo acompanhado de uma pequena nota. Preferi o critério histórico: frases (ou versos, ou historietas, ou títulos de livros, ou expressões) que marcaram época. Há uma curta explicação sobre autores e contextos, na qual outras citações podem - por associação (freqüentemente livre) - figurar. O que temos, pois, são vozes que, ecoando ao longo dos séculos, balizam a trajetória de um singular grupo humano; vozes, muitas vezes dissonantes, que falam de glória e sofrimento, de perseguição e de realização. É esta uma escolha pessoal, não só do escritor, como também do menino do bairro judeu do Bom Fim, em Porto Alegre, que escutou ou leu essas palavras, ora divertido, ora impressiona do, sempre com emoção.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    SE EU FOSSE ROTHSCHILD

  • Catálogo:
    Outros Formatos
  • Gênero:
    Crônica
    Literatura moderna brasileira
  • Cód.Barras:
    9788525404169
  • Páginas:
    192

Vida & Obra

Moacyr Scliar

Nasceu em Porto Alegre em 1937 e faleceu em 27 de fevereiro de 2011. É autor de mais de 80 livros, uma obra que abrange vários gêneros: ficção, ensaio, crônica e literatura juvenil. Muitos destes foram publicados nos Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Suécia, Argentina, Colômbia, Israel e outros países, com grande repercussão crítica. Entre outros, recebeu os prêmios: Prêmio Joaquim Manoel de Mace­do (1974), Prêmio Erico Verissimo (1976), Prêmio C...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar