Vida & Obra


Ross Macdonald

Ross Macdonald nasceu Kenneth Millar, em Los Gatos, próximo de San Francisco, em 13 de dezembro de 1915. Cresceu no Canadá, lá casou-se com Margaret Sturm (a futura escritora Margaret Millar) e voltou aos Estados Unidos em 1938. Como grande parte dos escritores norte-americanos da época, iniciou a carreira literária publicando contos em revistas. Enquanto estudava na Universidade de Michigan concluiu seu primeiro romance, The Dark Tunnel, publicado em 1944, sob o pseudônimo de John Macdonald, para evitar associação com o nome de sua mulher, que estava se tornando conhecida como escritora. Então passou a assinar sua produção, por um breve período de tempo, como John Ross Macdonald, até que, para evitar ser confundido com o também escritor John D. MacDonald, chegou ao pseudônimo definitivo de Ross Macdonald. Após servir como oficial de comunicações na Marinha, durante a Segunda Guerra Mundial, voltou para Michigan, onde, em 1951, realizou seu pós-doutorado. Ainda no início da década de 1950, Macdonald radicou-se na Califórnia, estabelecendo-se pelos próximos trinta anos em Santa Barbara, onde se passa a maior parte de seus romances – ainda que neles a cidade chame-se Santa Teresa.

Lew Archer, detetive particular durão, herdeiro da tradição de Raymond Chandler e Dashiell Hammett, foi apresentado ao público pela primeira vez em 1949, no romance The Moving Target (O alvo móvel), adaptado às telas do cinema em Harper, de 1966, estrelado por Paul Newman. O nome Lew Archer seria uma homenagem a Dashiell Hammett, cujo personagem, o detetive Sam Spade, tem como parceiro Miles Archer, e a Lew Wallace, autor de Ben-Hur. O autor se tornaria célebre devido às histórias protagonizadas por Archer, totalizando dezoito romances e vários contos.

Em 1950, Macdonald publicou A piscina mortal, lançado em filme com o mesmo nome em 1975, com a direção de Stuart Rosenberg e com Joanne Woodward e Melanie Griffith no elenco. A ele se seguiram The Way Some People Die (1951), The Ivory Grin (1952) – que será lançado em breve na Coleção L&PM Pocket como O sorriso de marfim –, Find a Victim (1954), The Barbarous Coast (1956), The Doomsters (1958), The Galton Case (1959), The Wycherly Woman (1961), The Zebra-Striped Hearse (1962), The Chill (1964), The Far Side of the Dollar (1965), Black Money (1966), The Instant Enemy (1968), The Goodbye Look (1969), The Underground Man (1971), Sleeping Beauty (1973) e The Blue Hammer (1976).

Ao aprofundar a psicologia e as motivações dos seus personagens – em relação à tradição literária anterior –, Macdonald levou as histórias de crime e mistério a um novo patamar. Quanto às suas tramas, estas normalmente são bastante complicadas e cheias de reviravoltas e seus desenlaces costumam ser imprevisíveis até mesmo para os mais ardorosos fãs. Foi o "caçula" da geração que revolucionou a literatura policial, elevando-a de pulp fiction a grande arte. E, apesar da indiferença dos mestres que o precederam – Hammett, Chandler, David Goodis –, Macdonald conquistou seu espaço, firmou-se como um dos grandes escritores norte-americanos do século XX e seus romances foram igualmente elogiados pela crítica e pelo público. Ele recebeu o Grand Master Award da associação Mystery Writers of America, em 1973, e também o Prêmio Adaga de Prata da Mystery Writers da Grã-Bretanha. Morreu vítima do mal de Alzheimer na cidade de Santa Barbara, em 1983.

Mais livros de Ross Macdonald


Opinião do Leitor

Luiz Pontual
Sp

Um dos grandes do romance policial, mas as comparações com os pioneiros, como Chandler, não se justificam. É, guardadas as proporçoes, comparar Fangio, Senna e Alonso. Cadaa um a seu tempo.
Chandler tem um tempero único em seus romances assim como outros.
Line reli a obra completa destes autores e, coisa incompreensível para os amadores, retomo leitura dos mesmos títulos com grande interesse.

05/07/2013