Notícias


O espírito do Zen, um clássico sobre o zen-budismo na Coleção L&PM Pocket

16/09/2008

- Por L&PM Editores

O espírito do Zen, obra do escritor e filósofo Alan Watts escrita em 1936, é um brilhante e esclarecedor ensaio sobre o zen-budismo, doutrina filosófica que floresceu na China e no Japão a partir do século VI. Autor de aclamados best-sellers sobre o pensamento oriental, Watts foi um dos grandes responsáveis pela interpretação e divulgação das filosofias orientais no Ocidente no século XX.

Nesta obra, Alan aborda as origens do Zen, que é apresentado como uma arte do desapego, de obter êxito e de bem viver. Segundo o autor, o Zen consiste na procura da iluminação através do autoconhecimento e não depende de palavras ou letras, por isso dispensa teorias e escrituras sagradas. "Nunca devemos cometer o engano de confundir ensinamentos com sabedoria, pois essencialmente o Zen é aquele 'algo' que faz a diferença entre um Buda e um homem comum – a iluminação, completamente distinta da doutrina", explica. Ao longo de sua vida, Watts escreveu mais de 25 livros e gravou centenas de vídeos de suas leituras públicas e de seus seminários, todos tratando de sua perspectiva filosófica sobre o zen-budismo, o hinduísmo, o taoísmo e outras filosofias orientais.

Alan Watts faleceu em 1973, mas seu filho, Mark Watts, continua a difundir seu legado através do Alan Watts Media Project, que estimula as pessoas a criarem sua própria versão da filosofia de seu pai por meio de vídeos, divulgados no Youtube. O projeto surgiu quando Trey Parker, um dos inventores da série de animação South Park, criou o vídeo “Life and Music”, baseado no texto “Coincidências dos opostos”, de Alan Watts. Desde então, inúmeras manifestações da obra de Watts foram desenvolvidas, entre elas um vídeo do grupo musical inglês Radiohead que mescla música com imagens e mensagens do filósofo. 

Clique aqui e confira o vídeo de "Life and Music".