29/02/2008
- Por L&PM Editores
Em meados do século XIX, o norte-americano Herman Melville (1819-91) escreveu um conto sobre um homem que preferia não... Não fazer, ir, dizer, comer ou qualquer um desses verbos razoáveis da vida. Aliás, não queria ser razoável.
A narrativa de Bartleby, o escriturário – recentemente relançado na Coleção L&PM Pocket PLUS – é pertinente ao vazio do homem contemporâneo, que às vezes se vê paralisado diante dos tempos ditos acelerados, na perspectiva da atriz Cácia Goulart.
Ela protagoniza a terceira versão para teatro do texto de Melville a que São Paulo assiste nesta década, em curta temporada a partir de amanhã no Sesc Paulista. As montagens anteriores foram de Antônio Abujamra (2006) e do Núcleo Bartolomeu (2000). Goulart, 40, diz que sua concepção para Bartleby relativiza o tom sociológico da relação do escrevente com o perplexo advogado que o contrata (Rodrigo Gaion), mas para quem se recusa a trabalhar.
São complexas as forças na obra do também autor de Moby Dick. A montagem é intimista, 50 espectadores. "O conto e a peça falam ao vazio da nossa época, à angustiante falta de sentido em certos momentos da existência, sem esquecer o bom humor. Vemos o esgotamento e a necessidade de renovação das relações cotidianas", diz Goulart.
Dez anos atrás, ela leu a tradução feita pelo dramaturgo espanhol José Sanchis Sinisterra, que centra o conflito nos dois personagens quando originalmente são cinco. Vadim Nikitin traduziu o texto co-dirigido por Joaquim Goulart e Daniela Carmona.
À frente do Núcleo Caixa Preta, Cácia Goulart foi indicada ao Prêmio Shell São Paulo pela atuação em Navalha na Carne (2003) e integrou o elenco de BR-3 (2006), do Teatro da Vertigem.
BARTLEBY
Onde: Sesc Paulista (Av. Paulista, 119)
Quando: sex. a dom., às 20h; até 23/3
Quanto: R$ 20
Informações: (11) 3179-3700
Fonte: Valmir Santos para a Folha de S. Paulo (28/02/08)
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