Outros Formatos


CARTIER-BRESSON: O OLHAR DO SÉCULO

HENRI CARTIER-BRESSON – L'OEIL DU SIÈCLE

Pierre Assouline

Tradução de Julia da Rosa Simões

R$92,90

'Cartier-Bresson fotografou a eternidade.'
Jean-Paul Sartre

'Ele era o Tolstói da fotografia.
Com uma humanidade profunda, foi a testemunha do século XX.'
Richard Avedon, Le Monde

Albert Camus, equilibrando um cigarro em meio a um sorriso cúmplice; Jean-Paul Sartre, na Pont des Arts, com seu olhar inconfundível; os funerais de Churchill e Gandhi; os retratos de Coco Chanel, William Faulkner e Samuel Beckett; a Guerra Civil Espanhola; a libertação de Paris; a Alemanha em ruínas. Ao lembrar das imagens que marcaram o século XX, evoca-se aquele que foi o responsável pelo olhar de um dos períodos mais turbulentos da história: Henri Cartier-Bresson (1908-2004). HCB, como é conhecido no meio, ensinou o mundo a ver e, juntamente com Robert Capa, contribuiu para alçar a posição do fotógrafo a outro patamar, não como mero ilustrador, mas como autor, que transmite sua visão e assina as próprias imagens. Foi também ao lado de Capa e de outros três fotógrafos visionários que fundou,em 1947, a agência de fotojornalismo mais prestigiosa do mundo, a Magnum. Pela primeira vez na história, os fotógrafos tornavam-se proprietários de seus negativos – uma utopia para a época.

O jornalista Pierre Assouline, biógrafo de personalidades como o escritor belga Georges Simenon e do editor francês Gaston Gallimard, traça aqui o perfil do grande artista, construído após cinco anos de constantes conversas, durante os quais fundiu-se no papel de entrevistador e amigo. Ao revelar a parceria entre Cartier-Bresson e sua inseparável Leica, mostra que o olhar do fotógrafo não tinha limites e que as imagens por ele captadas refletem o caráter universal da natureza humana.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    CARTIER-BRESSON: O OLHAR DO SÉCULO

  • Título Original:
    HENRI CARTIER-BRESSON – L'OEIL DU SIÈCLE
  • Catálogo:
    Outros Formatos
  • Gênero:
    Biografias
  • Cód.Barras:
    9788525418494
  • ISBN:
    978.85.254.1849-4
  • Formato:
    14x21
  • Páginas:
    352
  • Medidas:
    14 X 21 cm
  • Edição:
    dezembro de 2008

Vida & Obra

Pierre Assouline

Pierre Assouline nasceu em Casablanca em 1953. Jornalista e escritor, é chefe de redação da revista Liere e produtor da rede France Culture. Publicou numerosas biografias que marcaram época na França, entre as quais a do escritor Georges Simenon, a do editor Gaston Gallimard, a do jornalista Albert Londres e a de Hergé, criador do famoso personagem Tintin. Publicou também dois romances, ambos editados pela Gallimard: Le cliente (1998) e Vida dupla<...

Ler mais

Opinião do Leitor

Paula Sperb / São Paulo - SP

Vale a pena conferir o denso e preciso trabalho sobre a vida do fotógrafo realizado pelo biógrafo Pierre Assouline. O livro é um documento valioso para a compreensão das concepções fotográficas e estéticas de um dos maiores mestres da fotografia do século XX. Cartier-Bresson: o olhar do século vem preencher uma lacuna na bibliografia em português sobre fotografia contemporânea.

19/03/2009 09:12:25

Você também pode gostar