Notícias


L&PM lança edição com doze textos inéditos de Kurt Vonnegut

22/07/2009

- Por L&PM Editores

 

Chega às livrarias Armagedom em Retrospecto, a primeira coletânea póstuma de 12 textos inéditos do celebrado autor norte-americano Kurt Vonnegut. Os textos, sobre os temas favoritos do escritor - guerra e paz -, têm em comum uma forte marca de sua experiência como combatente e prisioneiro dos alemães na Segunda Guerra Mundial, além de seu testemunho do bombardeiro de Dresden, que deixou mais de 135 mil mortos.

Em seus 14 livros, considerados ícones da contracultura americana, há um misto de ficção e biografia e neste lançamento da L&PM não é diferente. Armagedom em retrospecto é composto de histórias escritas no início da carreira de Vonnegut, antes do sucesso como romancista em livros como Café-da-manhã dos campeões (1973)e Matadouro 5 (1969), ambos publicados pela L&PM. Nelas, já existem as marcas registradas do autor – simplicidade, ironia, um humor melancólico e a crítica aos horrores da guerra. Em Armagedom em retrospecto, o conto inédito "Feliz Aniversário, 1951", é um exemplo: um homem mais velho tenta ensinar o valor da paz a um menino, mesmo tendo de competir com as armas de brinquedo que tiram a atenção do jovem interlocutor.

Entre os textos, há também uma carta escrita pelo jovem Vonnegut à família em 1945, para informar que havia sido feito prisioneiro de guerra, e o último discurso do escritor, em 2007. O livro é ilustrado pelos desenhos do autor, que também foi artista plástico.

A edição conta ainda com uma introdução de Mark Vonnegut, filho do autor, que discorre sobre o que significava o ato de escrever para Kurt Vonnegut. "Escrever era um exercício espiritual para o meu pai, a única coisa em que ele realmente acreditava", diz Mark.

Kurt Vonnegut (1922-2007) nasceu em Indianápolis (EUA) e, em 1943, se alistou no exército para lutar na Segunda Guerra Mundial. Em maio de 1944, foi feito prisioneiro pelas tropas alemãs e, no ano seguinte, presenciou o bombardeio de Dresden, em que foram mortas mais de 135 mil pessoas. Na década de 1950, passou a publicar contos em periódicos. Matadouro 5, publicado em 1969, levou o autor à fama e foi eleito um dos melhores romances de língua inglesa do século XX. Também é autor de Café-da-manhã dos campeões (1973), Jailbird (1979) e Timequake (1997).

Do autor, a L&PM editou Café-da-manhã dos campeões (1973)e Matadouro 5 (1969).

Leia um trecho do livro em formato PDF: