Notícias


Doris Lessing é a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2007

16/10/2007

- Por L&PM Editores

A escritora Doris Lessing ganhou o prêmio Nobel de Literatura, anunciado na quinta-feira (11/10), superando favoritos com o americano Philip Roth, o israelense Amós Oz e o italiano Claudio Magris. De acordo com o comunicado oficial da Academia Sueca, Doris Lessing foi agraciada por transmitir a “experiência épica feminina”, que descreveu com “ceticismo, ardor e força visionária”.

Aos 87 anos, Lessing é a 34ª mulher a receber o Nobel e a 11ª laureada em literatura. A entrega da medalha de ouro e do prêmio de aproximadamente R$ 2,8 milhões está prevista para o dia 10 de dezembro em Estocolmo. "Trata-se de uma das decisões mais meditadas que já tomamos", disse o diretor da Academia Sueca, Horace Engdahl, após divulgar o veredicto.

Os maiores aplausos, porém, vieram de fato, de mulheres. A americana Joyce Carol Oates, professora em Princeton e autora de A falta que você me faz, disse que o Nobel de Lessing “já não era sem tempo”. Entre ensaístas que se pronunciaram, o italiano Umberto Eco elogiou a escolha: “Doris Lessing é uma ótima pessoa, certamente merece o Nobel.”

Filha de britânicos, Doris Lessing nasceu na Pérsia, atual Irã, em 1919, e cresceu na Rodésia do Sul, antiga colônia britânica que conquistou a independência em 1980 e mudou de nome para Zimbábue. Seu trabalho, bastante influenciado pelo tempo em que viveu na África, explora a divisão entre brancos e negros, além de questões feministas e a violência contra as crianças.

Doris Lessing já lançou mais de 20 romances, incluindo ficção e não-ficção. Recebeu diversos prêmios literários na Europa e foi indicada três vezes ao Booker Prize, por Descent into Hell (1971), As experiências de Sirius (1980) e The Good Terrorist (1985). Entre suas obras, estão O carnê dourado, A erva canta, Debaixo de minha pele (a primeira parte de sua autobiografia), Shikasta e O sonho mais doce. Seu primeiro livro chama-se The Grass is Singing, de 1950. Em 1962, Lessing publicou o romance que a tornou famosa, The Golden Notebook, e depois consolidou sua fama com uma série de títulos de temática africana. Outros trabalhos importantes da autora são The Summer Before Dark, de 1973, e The Fifth Child, de 1988. Nos últimos anos, se dedicou principalmente às obras de ficção científica. Sua última obra, publicada neste ano, é The Cleft.