Vida & Obra


Mikhail Alexandrovich Bakunin

Mikhail Alexandrovich Bakunin, filho de um proprietário de terras, nasceu em 30 de maio de 1814. Em 1837 começou a estudar a filosofia hegeliana e, três anos depois, iniciou o curso de filosofia na Universidade de Berlim, onde logo começou sua atividade política, criticando a filosofia especulativa e difundindo a teoria da ação política. Bakunin achava que o homem era bom por natureza mas corrompido pela existência de instituições estatais. Ele constantemente atacava a violência do Estado, a religião e o sistema econômico bancário por permitir que pessoas recomeçassem suas vidas em associações voluntárias de indivíduos livres.

De 1843 a 1848 viajou pela Europa, onde acabou conhecendo Karl Marx e Proudhon. Participou do Congresso Eslavo no que tinha em mente o pan-eslavismo e no mesmo ano participou da Revolução Proletária em Paris.

Em 1849 foi preso e condenado a morte por uma insurreição em Dresden, mas a pena foi anulada e foi entregue ao governo russo, ficando preso em São Petersburgo e depois exilado no Sibéria (1857). Acabou fugindo para o Japão e depois se fixou na Suíça.
Em 1868 fundou a Aliança Internacional da Democracia Social, que queria fazer a união com a Associação Internacional de Trabalhadores, na qual disputou a liderança com Karl Marx.

Acabou criando grupos anarquistas em vários países do mundo, repassando a tradição anti-autoritária, mutualista e o caráter descentralizador do anarquismo para outros anarquistas, que viriam a se tornar célebres dentro do movimento, como Piotr Kropotkin Errico Malatesta, Elisée Reclus etc. Bakunin morreu no dia primeiro de julho de 1876 em Berna, na Suíça.

A obra de Bakunin influenciou diversos movimentos alternativos após os anos 60, como os grupos ambientalistas, que utilizam a tática de ação direta, descrita em toda sua obra. Movimentos cooperativistas, de ocupação e reforma urbana, grupos e locais de trabalho autogestionados, também carregam em si a ideologia de Bakunin.

Mais livros de Mikhail Alexandrovich Bakunin


Opinião do Leitor

Deixe seu depoimento sobre o autor