Coleção L&PM Pocket


LADRÃO E OS CÃES, O

AL-LISS WA-L-KILAB (THE THIEF AND THE DOGS)

Naguib Mahfuz

Tradução de Ana Ban

R$24,90

O ladrão e os cães é, a um só tempo, um thriller e uma análise ética do mundo. Said é um Robin Hood egípcio cujos furtos são motivados por poderosos princípios igualitários, bem como por rancor social. Recém libertado da prisão, ele tem à frente o desafio de começar do zero e reconquistar sua filha. Mas a rejeição da filha e a sede de vingança por aqueles que o traíram levam-no às profundezas da vida no Cairo, durante os primeiros anos do movimento que culminou na Revolução republicana de 1952.

Publicado em 1961, O ladrão e os cães marca uma ruptura em relação à obra prévia do autor. Trata-se de um romance psicológico, mais impressionista que realista, cujo personagem principal lembra, às vezes, o Raskólhnikov dostoievskiano. Por meio do estilo pungente de Mahfuz – a maior expressão literária em língua árabe da modernidade – , o leitor se vê no lugar de Said e, em meio ao desespero e à decepção, compreende a estrutura e as engrenagens da sociedade egípcia, uma das nações que mais enfrentou turbulências durante o século XX.

 

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    LADRÃO E OS CÃES, O

  • Título Original:
    AL-LISS WA-L-KILAB (THE THIEF AND THE DOGS)
  • Catálogo:
    Coleção L&PM Pocket
  • Gênero:
    Literatura moderna internacional
  • Referência:
    667
  • Cód.Barras:
    9788525417381
  • ISBN:
    978.85.254.1738-1
  • Páginas:
    144
  • Edição:
    janeiro de 2008

Vida & Obra

Naguib Mahfuz

Naguib Mahfuz (1911-2006) nasceu no Cairo, Egito. Tinha sete anos quando da Revolução Egípcia de 1919, contra o domínio inglês. O escritor diria que a sublevação foi o acontecimento que mais abalou a segurança da sua infância. Desde jovem leu autores da literatura universal, sobretudo os clássicos russos, histórias de detetives e escritores modernistas como Proust, Kafka e Joyce. Graduou-se em filosofia na Universidade do Cairo, em 1934. Dois anos depois, decidiu dedicar a ...

Ler mais

Opinião do Leitor

Denis Akel
Fortaleza - CE

Um livro fantástico, que consegue envolver facilmente. Uma trama que se desenrola como um bom romance policial. O sentimento e angústia dados por Naguib a seus personagens é impressionante, e nos faz mesmo perceber o qual doentia pode chegar a mente de alguém tomado por raiva ou amargura. O fluxo de consciência, recurso usado pelo escritor, nos permite "viver" as emoções e saber exatamente o que o protagonista está pensando. Aprendi muito com essa leitura, que também traz valorosos conselhos e lições morais. Escrevi um pouco sobre o livro nessa postagem, em meu blog:

http://dialogosvisuais.blogspot.com/2010/07/dica-de-leitura-o-ladrao-e-os-caes.html

Sou fascinado pelos livros da L&PM, principalmente os pockets, que trazem grandes obras a preços acessíveis. Gostaria de sugerir que publicassem mais obras de Naguib em seu catálogo! Como a majestosa "Trilogia do Cairo". Ele é um autor excelente, mas ainda pouco conhecido.

19/08/2010

Você também pode gostar