Coleção L&PM Pocket


MATADOURO 5

SLAUGHTERHOUSE-FIVE

Kurt Vonnegut

Tradução de Cássia Zanon

Fora de catálogo

Matadouro 5, obra-prima do norte-americano Kurt Vonnegut, conta a tentativa de um ex-soldado americano que lutou na Segunda Guerra Mundial e que assistiu ao bombardeio da cidade de Dresden de escrever sobre a experiência da guerra. O personagem por ele criado, Billy Pilgrim, é um americano bem de vida e interiorano que viaja no tempo, para outros planetas, e revisita diversos momentos da sua própria vida – sendo o ponto crucial da sua existência o episódio em que foi feito prisioneiro durante a Segunda Guerra, quando vivenciou o bombardeio da cidade alemã, em que morreram 135 mil pessoas – o dobro de mortes causadas pela bomba de Hiroshima.

O resultado desta inusitada história é uma narrativa inigualável, fantasiosa, sarcástica, engraçada, satírica, irônica, triste e cheia de sentido. Publicado primeiramente em 1969, em plena Guerra do Vietnã, Matadouro 5 foi classificado pelo conselho editorial da Modern Library como um dos 20 melhores romances em língua inglesa do século XX. Embora seja conhecido como um dos principais romances norte-americanos antiguerra, nele Vonnegut oferece muito mais do que um libelo pacifista. Trata-se de crítica social da mais criativa, inclassificável e atual, da expressão de uma visão de mundo ingênua e desencantada ao mesmo tempo.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    MATADOURO 5

  • Título Original:
    SLAUGHTERHOUSE-FIVE
  • Catálogo:
    Coleção L&PM Pocket
  • Gênero:
    Literatura moderna internacional
    Romance
  • Referência:
    403
  • Cód.Barras:
    9788525413604
  • ISBN:
    978.85.254.1360-4
  • Páginas:
    224
  • Edição:
    fevereiro de 2005

Vida & Obra

Kurt Vonnegut

Nasceu na cidade americana de Indianapolis, em 1922. Estudou bioquímica na universidade e em março de 1943 se alistou no exército para lutar na Segunda Guerra Mundial. Em maio de 1944, sua mãe, Edith, se suicidou, e em dezembro, Vonnegut foi feito prisioneiro durante a batalha de Bulge, uma das mais sangrentas da guerra. No dia 13 de fevereiro de 1945, viveu o bombardeio da cidade alemã de Dresden, em que morreram mais de 135 mil pes­soas. Vonnegut e outros companheiros...

Ler mais

Opinião do Leitor

Rui Silva / Lisboa-Portugal

Muito gostaria que não se tivesse perdido o co-titulo do livro: "A cruzada das crianças", que lhe sugere uma ainda maior e/ou diferente dimensâo.

25/02/2009 11:58:59

Você também pode gostar