Publicado nos Estados Unidos quatro anos após a morte de Bukowski, em 1998, sob o título original de The Captain is Out to Lunch and the Sailors Have Taken Over the Ship, esse livro é o último canto desesperado do "velho safado". Contém trechos de seu diário de agosto de 1991 até fevereiro de 1993, selecionados por ele próprio dias antes de morrer, em 9 de março de 1994. No texto são comentados alguns episódios frugais, como o hábito de apostar em corrida de cavalos, encontros com figuras marginais e desiludidas como ele próprio, mas a espinha dorsal de O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio são as cruas reflexões filosóficas sobre a vida, sobre a natureza e miséria humanas. "Por que há tão poucas pessoas interessantes? Em milhões, por que não há algumas? Devemos continuar a viver com esta espécie insípida e tediosa (...) O problema é que tenho que continuar a me relacionar com eles. Isto é, se eu quiser que as luzes continuem acesas, se eu quiser consertar esse computador, se eu quiser dar a descarga na privada, comprar um pneu novo, arrancar um dente ou abrir a minha barriga, tenho que continuar a me relacionar. Preciso dos desgraçados para as menores necessidades, mesmo que eles mesmos me causem horror. E horror é uma gentileza."
Em O capitão, Bukowski, o último escritor maldito, coloca-se a nu, como de hábito. E mostra uma mente que não se resignou, que – como os personagens de seus contos e romances – não se enquadrou ao american way of life e não encontrou o sonho americano.
Com ilustrações do desenhista norte-americano Robert Crumb, O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio foi publicado primeiramente no Brasil pela L&PM Editores em 1999.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Seja o primeiro a opinar sobre este livro