Coleção L&PM Pocket


J'ACCUSE...! A VERDADE EM MARCHA

J'ACCUSE...! LA VÉRITÉ EN MARCHE

Émile Zola
Prefácio de Henri Guillemin

Tradução de Paulo Neves

R$29,90

A força da liberdade de expressão

Como jamais visto na história da imprensa até então, Émile Zola (1840-1902) mobilizou a opinião pública francesa para tentar corrigir uma das maiores injustiças cometidas pelo Estado contra um indivíduo. Cidadão francês, oficial da artilharia e judeu, Alfred Dreyfus foi vítima de uma armação política.

Em 13 de janeiro de 1898, Zola tornou pública sua opinião em J'accuse, uma carta aberta ao presidente da república da França em defesa de Dreyfus, publicada no jornal L'Aurore, com tiragem de trezentos mil exemplares. Era a primeira de uma série de denúncias sobre o caso, que dividiu o país, redesenhando os contornos da direita e da esquerda francesas.

Uma ode à liberdade de expressão e aos direitos humanos, J'accuse se tornou um marco na história do jornalismo e mostrou a força dos intelectuais frente à opinião pública e ao Estado. Este livro apresenta esse e outros artigos que Zola escreveu e posteriormente reuniu sob o nome de J'accuse...! A verdade em marcha, revelando as entranhas de um dos maiores atentados às liberdades individuais perpetrados por um país contra um só homem.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    J'ACCUSE...! A VERDADE EM MARCHA

  • Título Original:
    J'ACCUSE...! LA VÉRITÉ EN MARCHE
  • Catálogo:
    Coleção L&PM Pocket
  • Gênero:
    História
  • Referência:
    826
  • Cód.Barras:
    9788525419606
  • ISBN:
    978.85.254.1960-6
  • Páginas:
    176
  • Edição:
    novembro de 2009

Vida & Obra

Émile Zola

Émile Zola nasceu em 10 de abril de 1840, em Paris, filho de François Zola, um engenheiro italiano, e da francesa Émilie Aubert. Em 1843, a família se mudou para Aix-en-Provence, no sul da França, onde o futuro escritor conheceu Paul Cézanne, de quem se tornaria grande amigo. Quando Zola tinha sete anos, seu pai morreu, deixando a família em dificuldades financeiras. Em 1858, ele se mudou com a mãe para Paris, onde passou a juventude, e começou a escrever sob a influência do rom...

Ler mais

Opinião do Leitor

Felipe Morais Valois
Aracaju/SE

Grande miscelânea de escritos de Zola em prol da liberdade de expressão. Uma defesa e tanto ante as falsas acusações imputadas ao inocente Dreyfuss, um libelo em defesa da verdade dos fatos!

23/08/2013

Você também pode gostar