As pessoas (...) se definiam socialmente por meio dos objetos que confeccionavam e usavam, descobrindo novas dimensões de humanidade. A pré-história é o período em que muitas dimensões foram exploradas e expandidas.
O imenso escopo de tempo em que a pré-história está inserida e, especialmente, a falta de registros devido à ausência da escrita neste período nos levam a formular grandes perguntas acerca do que nos torna humanos. Mas o que há de fascinante em um tempo que remonta a 6 milhões de anos? Escrever a pré-história é uma questão de aliar a análise arqueológica das tecnologias e ferramentas utilizadas por nossos antepassados à reconstrução majoritariamente imaginária de como viviam e de que maneira evoluíram. É este delicado equilíbrio entre fatos e inferências que encontramos nas esclarecedoras páginas deste volume.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Iracema
Porto Alegre - RS
Muito interessante por tratar a pré-história não como um período isolado e mudo, desligado da história pela ausência de registros escritos, mas por analisar outras formas de ligação tanto entre nossos ancestrais entre si, como entre eles e os que vieram depois. Também apresenta uma visão inovadora, não linear, onde a pré-história transcorre paralelamente à história.
09/01/2013 09:16:04