Após anos fora do mercado brasileiro, o Ciclo Vargas, conjunto de 16 volumes sobre história contemporânea brasileira, de Hélio Silva, volta às livrarias. Por ocasião dos 50 anos do suicídio do presidente Getúlio Vargas, a L&PM relança a principal obra do historiador, começando pelo último volume da série, 1954 – Um tiro no coração, que recompõe o último governo Vargas e os conturbados acontecimentos da cena política brasileira que culminaram no suicídio do presidente da República. Através de pesquisa rigorosa, Hélio Silva conseguiu estabelecer conversas, discursos oficiais, trazer à luz documentos importantes e, assim, traçar uma linha de acontecimentos.
Os outros volumes do Ciclo Vargas (originalmente lançado pela Civilização Brasileira) são: 1922 – Sangue na areia de Copacabana; 1926 – A grande marcha; 1930 – A revolução traída; 1931 – Os tenentes no poder; 1932 – A guerra paulista; 1933 – A crise do tenentismo 1934 – A constituinte; 1935 – A revolta vermelha; 1937 – Todos os golpes se parecem; 1938 – Terrorismo em campo verde; 1939 – Véspera de guerra; 1942 – Guerra no continente; 1944 – O Brasil na guerra; 1945 – Por que depuseram Vargas; 1964 – Golpe ou contragolpe?
"Hélio Silva é um nome dos mais destacados entre os estudiosos (do que quer que seja) brasileiros e merece a consagração de todos os brasileiros."
Antônio Houaiss
"Não se poderá de agora em diante escrever a história política e social do Brasil sem recorrer a esta série monumental."
Josué Montello
"O mais valioso testemunho documental de que poderão socorrer-se, no futuro, os historiadores desta época."
Juarez Távora
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Seja o primeiro a opinar sobre este livro