"A voz de Mariana (...) é uma das mais valiosas e maravilhosas em todos os tempos – hoje como no passado."
Rainer Maria Rilke
Conhecidas desde o século XVII, as Cartas portuguesas são um dos exemplos mais ardentes de amor desesperado da literatura internacional. Escritas pela freira Mariana Alcoforado, estas cartas tornaram-se célebres através dos tempos, tendo sido objeto de apaixonante polêmica e de comentários de autores como Stendhal, Rousseau, Rilke etc. O destinatário destas cartas teria sido o oficial francês em serviço em Portugal, Sr. Cavalheiro De Chamilly, segundo Saint-Simon homem de posses e estabelecido em Paris com mulher e filhos. Muito mais que um documento de uma época de romantismo exacerbado, estas cartas passaram à posteridade como uma obra-prima da literatura universal. A solidão a ansiedade e a entrega sem exigências, total e absoluta, justificam e consagram o amor de Mariana como um símbolo do amor total.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Carlos Adriano
João Pessoa - PB
Cinco cartas. Uma história de amor que não deu certo. Mariana personagem, tornou-se com os séculos Mariana Alcoforado, a autora. Verdade? Ficção? Pouco importa. O passar dos anos são impiedosos com a maioria dos textos, este perpassa alguns séculos. Uma pena que nas edições anteriores desta obra traduzida pela L&PM não constem o nome do/a tradutor/a e falta um prefácio mais detalhado, contudo, é um livro obrigatório.
15/05/2013