Outros Formatos


CORRESPONDÊNCIA

BRIEFWECHSEL

Sigmund Freud
Anna Freud

Tradução de Kristina Michahelles

R$89,90

Com este livro o leitor brasileiro pela primeira vez tem acesso aos bastidores de uma das mais famosas relações entre pai e filha da história: a correspondência trocada durante 34 anos por Sigmund Freud, pai da psicanálise, e Anna Freud, a caçula dos seus seis filhos e a única a seguir seus passos profissionalmente. Escritas entre 1904 e 1938, as cerca de 300 cartas aqui reunidas formam um vasto e valioso panorama da intimidade da família Freud ao mesmo tempo em que compõem um registro único da gênese e do desenvolvimento da psicanálise.

Encontram-se nas cartas impressões sobre a vida em família, nascimentos e mortes, problemas de saúde, o fantasma do nazismo e da guerra, a convivência afetiva e intelectual entre pai e filha, as pesquisas de Freud e, posteriormente, também de Anna, além de um mosaico sobre as pessoas que permearam essa convivência, como alunos, amigos e colegas de trabalho.

Acompanha-se, sobretudo, o desenvolvimento do 'demônio negro', apelido pelo qual Freud chamava a filha mais nova, de quem foi psicanalista. De criança problemática e precoce, Anna passou a mulher independente e determinada, que subverteu as convenções sociais da época. Analista mundialmente reconhecida, foi a grande guardiã do legado intelectual paterno – legado que ela aprofundaria e desenvolveria, sobretudo no campo de estudos da psicanálise infantil.

A Correspondência oferece ainda um painel da cultura da época, retratando uma família judia de classe média nas primeiras décadas do século XX e revelando as belas paisagens da Áustria, Inglaterra, Hungria e Itália.

Essa primeira oportunidade de ler a correspondência reunida de Sigmund e Anna Freud – um verdadeiro diálogo de dois gênios que foram interlocutores privilegiados um do outro – é enriquecida pela introdução e pelas notas da antropóloga Ingeborg Meyer-Palmedo, organizadora desta inestimável fonte de pesquisa científico-histórica sobre o início da psicanálise.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    CORRESPONDÊNCIA

  • Título Original:
    BRIEFWECHSEL
  • Catálogo:
    Outros Formatos
  • Gênero:
    Correspondência
  • Série:
    Freud
  • Cód.Barras:
    9788525416872
  • ISBN:
    978.85.254.1687-2
  • Páginas:
    520
  • Medidas:
    16 X 23 cm
  • Edição:
    agosto de 2008

Vida & Obra

Sigmund Freud

Nasceu em Freiberg, na Morávia (hoje República Tcheca). Devido a problemas econômicos, sua família se mudou para a Aústria em 1860. Aos 17 anos, Freud ingressou na Universidade de Viena para estudar medicina. Em 1886, se casou com Martha Bernays e abriu uma clínica especializada em distúrbios nervosos, onde desenvolveu o princípio da psicanálise. No ano de 1900, foi designado professor na mesma universidade. Em 1938, refugiou-se com sua família em Londres, em função da perseguiç...

Ler mais

Anna Freud

Nasceu em 1895 em Viena. A sexta filha da família Freud se distinguia dos irmãos devido aos seus interesses intelectuais e à grande proximidade com o pai. Depois de uma curta experiência como professora, se juntou ao círculo de discípulos de Freud e, aos 23 anos, iniciou com ele uma análise. Interessou-se especialmente pela psicanálise infantil e nessa área fez grandes contribuições, publicando obras como O tratamento psicanalítico de crianças (1927) e O ego e os mecan...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar