PRÊMIO NOBEL 1971
Edição bilíngue
Publicado pela primeira vez em 1975, Jardim de inverno é um dos vários títulos póstumos de Pablo Neruda. O livro integra aquela que é conhecida como a última fase poética do autor, reunindo versos escritos entre 1971, ano em que o poeta chileno foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura, e 1973, ano da morte de Neruda.
Em Jardim de inverno, encontraremos um Neruda com menos preocupações sociais e políticas do que o da fase anterior e mais voltado para o mistério da vida da qual está se despedindo. São versos líricos e melancólicos, mas nunca autocomplacentes ou totalmente desprovidos do humor característico do poeta. Fazendo um balanço final e reafirmando sua profissão de fé, Neruda não consegue fazer outra coisa que não poesia do mais alto nível:
Que posso fazer se me escolheu a estrela
Para ser um relâmpago, e se o espinho
Me conduziu à dor de alguns que são muitos?
O que fazer se cada movimento
De minha mão me aproximou da rosa?
A publicação de Jardim de inverno faz parte do projeto de edição da obra de Neruda em formato de livro de bolso.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Seja o primeiro a opinar sobre este livro