David Lodge, um dos mais renomados romancistas de língua inglesa da atualidade, professor e autor de vários títulos sobre a literatura de ficção, reúne, em cinqüenta deliciosos artigos, os principais tópicos relacionados à arte de contar histórias. Originalmente publicados nos jornais Independent on Sunday e Washington Post, estes textos falam com inteligência ao leitor comum, não apenas a especialistas e acadêmicos. Ironia, divisão em capítulos, narrador não-confiável, epifania, coincidências, apresentação de personagens, romances experimentais – a arte da ficção é analisada sob estes e outros prismas, e cada tópico é ilustrado por passagens retiradas de obras literárias clássicas e modernas.
Aliando suas habilidades de leitor e romancista, Lodge visita autores como Henry James, Jane Austen, James Joyce, J. D. Salinger, Virginia Woolf, Laurence Sterne, George Orwell e Edgar Allan Poe para oferecer um novo horizonte de apreciação literária, bem como para tornar acessível a todos a riqueza e a variedade da literatura. Termos como “monólogo interior”, “metaficção”, “intertextualidade” e “polifonia”, por exemplo, são explicados com uma clareza pouco vista nas obras de crítica literária.
Essas características fazem de A arte da ficção uma leitura essencial para estudantes, escritores iniciantes e qualquer pessoa interessada em entender como funciona a literatura. O leitor deste volume sairá melhor preparado para a fruição de livros de ficção e com um renovado amor pela leitura.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
soares
Rio de Janeiro
Não gostava de literatura.Agora gosto. Mas descobri que eu nem sei escrever. O livro abriu vários caminhos, mas acho que deverei começar pelos citados para melhor entender
04/01/2011