Se Thoreau (1817-1862) é o pai do anarquismo, esse seu pequeno e fulgurante ensaio é o livro do Gênesis. Quando estava na prisão, depois de discordar do pagamento de impostos, Thoreau redigiu este texto ardente, incontido, ferino e definitivo. A Desobediência civil é a Bíblia dos libertários. Tão poderoso que, anos mais tarde, nas mãos de Gandhi, serviu para derrubar um império.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Maria de Lourdes Cardoso
Porto Alegre/RS
São escritores clássicos. Além de Desobediência Civil, ele deixou outros livros. Sem dúvida, um manifesto que ficou na história universal e que serviu e serve para mudar a opiniāo das pessoas que não saem de suas mesmices. Todos deviam ler, todos deviam abandonar os livros fáceis de ler, livros que não mudam nossas cabeças.
18/09/2012 17:22:05
Agatha
Maria de Lourdes Cardoso
Porto Alegre/RS
São escritores clássicos, além de Desobediência Civil, ele deixou outros livros. Sem dúvida, um manifesto que ficou na história universal e que serviu e serve para mudar a opiniāo das pessoas que não sai de suas mesmices. Todos deviam ler, todos deviam abandonar so livros fáceis de ler, livros que não mudam nossas opiniões, nāo mudam a nossa sociedade.
11/09/2012