David Lodge, um dos mais renomados romancistas de língua inglesa da atualidade, professor e autor de vários títulos sobre a literatura de ficção, reúne, em cinqüenta deliciosos artigos, os principais tópicos relacionados à arte de contar histórias. Originalmente publicados nos jornais Independent on Sunday e Washington Post, estes textos falam com inteligência ao leitor comum, não apenas a especialistas e acadêmicos. Ironia, divisão em capítulos, narrador não-confiável, epifania, coincidências, apresentação de personagens, romances experimentais – a arte da ficção é analisada sob estes e outros prismas, e cada tópico é ilustrado por passagens retiradas de obras literárias clássicas e modernas.
Aliando suas habilidades de leitor e romancista, Lodge visita autores como Henry James, Jane Austen, James Joyce, J. D. Salinger, Virginia Woolf, Laurence Sterne, George Orwell e Edgar Allan Poe para oferecer um novo horizonte de apreciação literária, bem como para tornar acessível a todos a riqueza e a variedade da literatura. Termos como “monólogo interior”, “metaficção”, “intertextualidade” e “polifonia”, por exemplo, são explicados com uma clareza pouco vista nas obras de crítica literária.
Essas características fazem de A arte da ficção uma leitura essencial para estudantes, escritores iniciantes e qualquer pessoa interessada em entender como funciona a literatura. O leitor deste volume sairá melhor preparado para a fruição de livros de ficção e com um renovado amor pela leitura.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Seja o primeiro a opinar sobre este livro