Outros Formatos


OS MAGNATAS

THE TYCOONS

Charles R. Morris

Tradução de Edmundo Barreiros

A história de Andrew Carnegie (1835-1919), John D. Rockefeller (1839-1937), Jay Gould (1836-1892) e J. P. Morgan (1837-1913) – os magnatas do título – é também o retrato de um dos períodos mais profícuos da economia americana. Charles R. Morris, conceituado escritor e jornalista, reúne a biografia destas quatro grandes personalidades para esclarecer como, nos quarenta anos após o término da guerra civil americana, eles conseguiram transformar os Estados Unidos no país mais rico, mais criativo e mais produtivo do mundo.

É difícil ter passado pelo século XX sem ter ouvido uma menção a algum dos nomes acima. Se não diretamente ao nome, a pelo menos uma das áreas da economia praticamente inventadas por um desses gigantes da Era de Ouro americana. O mais incrível é que essa revolução socioeconômica, que teve início logo após o assassinato do presidente Lincoln, ocorreu quando todos eles eram jovens: Carnegie (futuro imperador do aço), que inicialmente ganhava a vida como catador de carretéis de linha, já era muito rico aos trinta anos; Rockefeller (posteriormente barão do petróleo), aos 26 possuía uma das maiores e mais lucrativas refinarias do país. Jay Gould (mais tarde, o homem das ferrovias), depois de uma carreira como curtidor, estava tentando a sorte como especialista em turnaround aos 29 anos. Morgan (que se tornaria um dos maiores banqueiros dos EUA e do mundo), aos 28 aprendia o ofício na rede bancária do pai.

Morris analisa em Os magnatas a combinação dos atributos desses tycoons – inteligência, ambição e determinação –, que resultou na concepção dos Estados Unidos moderno. A versatilidade do autor se traduz num texto que aborda, simultaneamente, informações biográficas, históricas e econômicas sem apelar para o didatismo. Pelo contrário: sua escrita surpreende pela facilidade com que apresenta as informações, relacionando dados brutos como faturamento, índices de crescimento e taxas com o funcionamento do mundo globalizado dos negócios.

“Um relato vívido e incisivo de um tumultuado e muitas vezes incompreendido período da história econômica americana. Uma ótima leitura de sólido conteúdo.”
H. W. Brands, autor de The Age of Gould e Lone Star Nation

Os magnatas é uma valiosa contribuição à interpretação e à divulgação de um dos mais vitais, ainda que muitas vezes romantizado, períodos do desenvolvimento econômico americano.”
Kenneth Warren, autor de Big Steel e Triumphant Capitalism

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    OS MAGNATAS

  • Título Original:
    THE TYCOONS
  • Catálogo:
    Outros Formatos
  • Gênero:
    Biografias
    História Economia
  • Cód.Barras:
    9788525415738
  • ISBN:
    9788525415738
  • Páginas:
    392
  • Edição:
    outubro de 2006

Vida & Obra

Charles R. Morris

É advogado, ex-banqueiro e presidente de uma companhia de softwares para empresas financeiras. Publicou artigos nos mais destacados veículos da imprensa dos Estados Unidos, como Los Angeles Times, The Wall Street Journal, The New Republic, Harvard Business Review e The Atlantic Monthly. É autor de nove livros sobre economia, globalização, finanças e história norte-americana.

Ler mais

Opinião do Leitor

Danilo Mello
Londrina,PR

Muito bom este livro para quem gosta de negócios.

16/05/2010

Você também pode gostar