Jurista, escritor, político, general, descendente da deusa Vênus, Caio Júlio César (100-44a.C.) utilizou todos os seus dons para derrubar a República romana, cultivando sucessivamente ou ao mesmo tempo o cinismo e a clemência, a crueldade e a cortesia, a hipocrisia e a civilidade, a esperteza e a sinceridade, a modéstia e o orgulho. Que estadista pode se vangloriar de ter legado seu nome a todos os imperadores romanos que o sucederam e de estar na origem das palavras kaiser e tsar?
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Gustavo Biscaia de Lacerda
Acabei de ler a biografia de Júlio César, da autoria de Joël Schmidt e publicado pela L&PM. Excelente livro, realmente informativo e equilibrado, além de estar em uma boa tradução. Espero que a editora continue com sua série de biografias escritas por acadêmicos com vistas à divulgação, lançando obras sobre Otávio Augusto e Carlos Magno.
18/12/2008 18:05:24