Descubra a apaixonante história da arte, além da vida e da obra dos principais artistas, humanos usam a imaginação para expressar seus anseios, seus temores, sua religiosidade ou seu modo de vida. Há pinturas rupestres, pirâmides egípcias, estátuas e vasos gregos, monumentos e mosaicos romanos, afrescos do Renascimento... Todas as civilizações humanas usam a imaginação para expressar seus anseios, seus temores, sua religiosidade ou seu modo de vida. Há mais de 40 mil anos, pintores, escultores e arquitetos em todos os continentes iluminam a aventura humana com realizações estéticas a que chamamos de arte.
Este graphic novel aborda não apenas as principais formas de arte e artistas da pré-história e da antiguidade, mas também explica como essas obras foram criadas, por meio de que técnicas e materiais, numa jornada fascinante pelo tempo e pelo espaço.
No planeta Terra, a arte está em toda parte. Onde há gente, há arte. As atividades artísticas humanas mais antigas de que temos notícias datam de 75 mil anos atrás, evidenciadas por ferramentas artesanais. É aí que começa a jornada proposta por este livro, tão fascinante para jovens quanto para adultos.
Em seguida, ainda na Idade da Pedra, vieram as pinturas parietais (de “parede”), ou pinturas rupestres, encontradas em cavernas do mundo todo. Seguiram-se construções como Stonehenge, o templo de Uruk, na antiga Suméria, o surgimento da escrita, a porta de Ishtar (na antiga Babilônia), a arte egípcia, os incríveis vasos e urnas gregas, com sua inovadora noção de movimento das figuras retratadas, as estátuas e frisas de Fídias, o maior escultor da Grécia antiga, do qual hoje pouco resta.
O leitor verá também exemplos da arte romana – muitos dos quais foram preservados pela erupção do vulcão Vesúvio –, monumentos orientais, como o templo de Hagia Sofia, em Constantinopla (atual Istambul), os livros copiados à mão da Idade Média, decorados com iluminuras folheadas a ouro e encadernados com pedras preciosas (quando o dono podia pagar), a novidade dos vitrais coloridos, o surgimento da imprensa por Gutenberg, no século XV, e o princípio do Renascimento.
Os autores desvendam não apenas os principais episódios do desenvolvimento artístico, os principais artistas e suas obras-primas. Além disso – e talvez o mais fascinante de tudo –, mostram como tais obras eram criadas: quais as técnicas inovadoras e materiais as pessoas forjavam e usavam, em tempos pré-industriais, para possibilitar a realização de peças e monumentos de um encanto atemporal.
Ao final, você encontrará um rico dossiê de fotografias para admirar as obras citadas e também um glossário de termos técnicos. Embarque já nesta saga apaixonante.
Os Editores
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Seja o primeiro a opinar sobre este livro