em 


Opções Avançadas

Outros Formatos

 

Outros Livros do Autor



AUTO DAS VARIAS GENTES NO DIA DE NATAL

Ivo Bender

Outros Formatos


Fora de catálogo

CONTOS

Ivo Bender

Este volume marca a estreia de um dos maiores dramaturgos brasileiros contemporâneos na escrita de relatos breves. Para contar estas nove histórias, Ivo Bender propôs a si mesmo o desafio de criar um cenário geográfico novo, no qual a realidade está a serviço do fantástico. Assim como Italo Calvino, o escritor cria suas cidades invisíveis, lhes dá um nome, características climáticas e nos conta brevemente aquilo que elas têm de mais singular para então usá-las como pano de fundo na ambientação de suas narrativas.

Esse detalhe se torna muito importante para apreciar “Campos de Santa Maria do Egito”, “Vale das Tílias”, “Sonora”, “Pedra Marcada”, “Brau Lopes”, “Espinheiros”, “Mercês”, “Aljofres” e “Corticeira”, os contos que levam o nome das localidades fictícias onde se desenrolam as histórias. Neles, a pacata realidade das pequenas cidades do interior sofre um abalo, geralmente com a chegada de alguém que vem de fora ou com a incorporação de um elemento extraordinário. Como em “Vale das Tílias”, uma pequena cidade fundada por imigrantes alemães na qual as pessoas evitam falar sobre o espírito do violonista que atravessa as ruas à noite tocando seu instrumento.

O tema da imigração europeia, especialmente a alemã, também é caro ao autor, que a partir de suas lembranças da infância passada em São Leopoldo constrói as histórias dos homens e mulheres que povoaram o Sul do país. O último conto, “Corticeira”, é muito significativo neste sentido, pois conta a história de uma filha de imigrantes, Roswita, que tenta se adaptar à vida no Brasil, mas que por diversas razões carrega esse sentimento de deslocamento que parece pertencer a todos os imigrantes.

Com estes nove contos – frutos da sua produção recente, com exceção de “Campos de Santa Maria do Egito”, escrito há mais de dez anos –, Bender tece um novo mapa para a geografia sulina e mostra que além de um grande dramaturgo é um habilidoso narrador.

Preço R$39,90

Informações Gerais

Título:

CONTOS

Catálogo:

Outros Formatos

Gênero:

Contos

Cód.Barras:

9788525420770

ISBN-13:

978.85.254.2077-0

Formato:

14x21

Páginas:

136

Peso:

205 g

Edição:

outubro de 2010

Vida & Obra

Ivo Bender

Formado em Letras, pela UFRGS e com doutorado em Teoria da Literatura, pela PUCRS, Ivo Bender iniciou sua carreira de dramaturgo em 1961 com As cartas marcadas ou os assassinos. Seguiram-se A terra devorada, Quem roubou meu Anabela?. Esses textos filiam-se à vertente do teatro do absurdo. Posteriormente, sua produção dramática sofreu uma virada: os textos tomaram outro aspecto em que podem ser identificadas algumas características do realismo fantástico. Mais recenteme...

Vídeos Relacionados

Opinião do Leitor

"Fico feliz ao ver publicado um livro de Contos. Creio que editores brasileiros, no geral, vêm desprezando esse tipo de gênero. Segundo artigos lidos em revistas especializadas, o gênero Romance é preferível àquele. Parabéns a Ivo Bender e à L&PM. Já estou fazendo o meu pedido."

Hilário Francisconi
Niterói/RJ.

* O número de páginas dos livros da Coleção L&PM e-books é uma referência baseado no número de páginas dos livros impressos

voltar ir para o topo   imprimir página
 

Home    Quem Somos    Notícias    Mapa do Site    Fale Conosco    Podcast L&PM

Rua Comendador Coruja, 314 - Fone: (51) 3225.5777 - Fax: (51) 3221.5380 - Porto Alegre/RS - CEP 90220-180
Alameda Santos, 1470, cj 310 - Cerqueira César - Fone: (11) 3578.6606 - São Paulo/SP - CEP 01418-903

© 2003-2019 Publibook Livros e Papeis Ltda. - CNPJ 87.932.463/0001-70 - Powered by CIS Manager   Desenvolvido por Construtiva