Neste exato momento, milhões de pessoas em todo o mundo encontram-se presas em relações amorosas inadequadas, por motivos que vão desde a insegurança até o medo do abandono. Em comum, a dificuldade em desvencilhar-se do círculo vicioso e aprender a ser feliz de verdade. Por outro lado, o temor de perder o companheiro ou estragar uma relação positiva e saudável assombra os que conseguiram encontrar o equilíbrio. Este livro destina-se a abrir os olhos do primeiro grupo, bem como a consolidar as experiências bem-sucedidas do segundo.
Ao longo da história da humanidade, as alegrias de se viver uma paixão fizeram a fama de poetas, músicos e escritores. Mas a realidade por trás de cupidos e nuvens cor-de-rosa é que o amor buscado por todos também pode ter um lado escuro. É quando deixamos de amar para passarmos a depender afetivamente de alguém. Tais desvios do sentimento amoroso têm sido alvo de poucos estudos. No entanto, são capazes de provocar efeitos tão devastadores quanto aqueles causados pelo abuso de substâncias químicas.
Em Amar ou depender?, o psicólogo Walter Riso identifica quando uma relação torna-se doentia, conceituando a dependência afetiva e expondo os mais freqüentes mal-entendidos que confundem as pessoas que se encontram no limite entre o amor e o vício. Em seguida, o leitor é convidado a uma verdadeira aula de auto-estima, à qual se chega apenas por meio da independência afetiva – muitas vezes erroneamente percebida como “falta de amor”, mas que constitui o princípio básico da imunidade ao vício. Ao final do livro, é proposto um verdadeiro teste de fogo: são apontados exercícios práticos para desligar-se de uma vez por todas de um relacionamento doentio e estratégias para se iniciar uma vida nova, elaboradas a partir de casos confrontados pelo autor em mais de 20 anos de exercício da psicologia.
Para todos os que acreditam que é possível amar sem prejudicar seu amor-próprio e fazer da paixão uma experiência plena, saudável e feliz, boa leitura.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Maria Helena
Curitiba/Paraná
Livro interessante que aborda o problema de maneira clara e bem humorada. Li e reli e cada vez prende mais a atenção. Quando alguém relata agum problema de relacionamento amoroso recomendo o livro e até já presenteei pessoas que precisavam de ajuda na área em questão. Parabéns para o autor e a editora pelo belo trabalho.
07/09/2011