Outros Formatos


O CREPÚSCULO DA ARROGÂNCIA

R$34,90

Em O crepúsculo da arrogância, Sergio Faraco relata a combina­ção de erros, pretensão, arrogância e desin­for­mação que resultou na tragédia mais improvável do início do século XX: o naufrágio do Titanic. O livro começa quando se inaugura a era dos vapores oceânicos, no primeiro quarto do século XIX. Trata em seguida dos planos de expansão da White Star Line, da construção do Titanic – resultado da mais recente tecnologia aliada à lendária reputação britânica de dominadora dos oceanos – e dos preparativos para a viagem inaugural.

Após descrever a partida do Titanic para Nova York em 10 de abril de 1912, o autor – que consultou, inclusive, os registros dos inquéritos de 1912 sobre as causas do desastre, com extensos e minuciosos depoimentos dos sobrevi­ventes – reconsti­tui minuto a minuto os acontecimentos de 14 para 15 de abril: a colisão com o iceberg, o arria­mento dos botes salva-vidas, o nau­frágio e também o que ocorreu nos dias seguintes, no mar e em Nova York.

O depoimento dos passageiros e tripulantes sobre o que realmente aconteceu naquela noite ajuda a entender a dimensão do desastre. Relatos como o de Violet, camareira do transatlântico, traduzem o clima de desinformação que tomou conta do navio. Ela lembra que primeiro sentiu um ruído baixo de algo se partindo, rasgando-se. Logo depois o navio tremeu levemente e o som dos seus motores cessou. Violet também relata que um silêncio mortal se fez presente por um minuto, mas que em seguida portas começaram a se abrir e ouviam-se vozes indagando por todos os lados. O norte-americano Washington Dodge, passa­geiro da Primeira Classe, conta que após os motores pararem deixou a cabine e foi verificar o que estava acontecendo. Um tripulante que passava apressado lhe garantiu então que não era nada sério, provavelmente uma avaria nas hélices.

O crepúsculo da arrogância apresenta ainda um completo apên­dice, com tabelas que mostram a velocidade dos navios da época e documentos que revelam a identidade dos sobreviventes, barco a barco. Para os curiosos, Faraco reserva as receitas dos pratos do último jantar da primeira classe, além da filmografia do Titanic e de um levantamento sobre tudo aquilo que se relacionou com o navio entre 1912 e 2004.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    O CREPÚSCULO DA ARROGÂNCIA

  • Catálogo:
    Outros Formatos
  • Gênero:
    Literatura moderna brasileira
  • Cód.Barras:
    9788525416049
  • ISBN:
    978.85.254.1604-9
  • Páginas:
    216

Vida & Obra

Sergio Faraco

Nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 1940. Entre os anos 1963 e 1965, viveu na União Soviética, tendo cursado o Instituto Internacional de Ciências Sociais, em Moscou. Mais tarde, no Brasil, bacharelou-se em Direito. Em 1988, seu livro A dama do Bar Nevada obteve o Prêmio Galeão Coutinho, conferido pela União Brasileira de Escritores ao melhor volume de contos lançado no Brasil no ano anterior. Em 1994, com A lua com sede, recebeu o Prêmio Henrique Ber...

Ler mais

Opinião do Leitor

helena
garibaldi/rs

Li e reli, varias vezes o livro:ele nos causa horror, por que parece que tudo esta acontecendo naquele momento.Muito bom o livro , eu recomendo.

20/10/2013

Você também pode gostar