Coleção L&PM Pocket


GUIA PRÁTICO DO PORTUGUÊS CORRETO - MORFOLOGIA (VOL. 2)

Após o sucesso do primeiro volume do Guia prático do português correto, em que trata de nossa ortografia, Cláudio Moreno apresenta aos leitores este segundo volume, onde explica a morfologia das palavras de nosso idioma, isto é, a sua constituição e construção. Como se formam os diminutivos? E o plural das palavras? Qual a forma mais correta, magérrima ou magríssima? Poeta ou poetisa? E por quê? As palavras juiz, árbitro e general têm uma forma feminina? E qual o certo, a personagem ou o personagem?

Sempre com uma linguagem acessível e exemplos concretos, tentando passar ao leitor as principais ferramentas e princípios funcionais da por vezes aparentemente complexa Língua Portuguesa, Moreno se aventura por caminhos pedregosos, como o das palavras compostas e o uso hífen. Com bom humor, explica por que a flexão dos substantivos compostos é diferente da flexão dos adjetivos compostos; por que o plural de vale-transporte é vales-transporte e por que sem-terra não flexiona no plural.

Guia prático do português correto reflete a mais moderna visão do Português, segundo a qual o uso culto define as regras, e não o contrário, e a compreensão e a explicação dos fenômenos lingüísticos substituem as rígidas regras gramaticais.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    GUIA PRÁTICO DO PORTUGUÊS CORRETO - MORFOLOGIA (VOL. 2)

  • Catálogo:
    Coleção L&PM Pocket
  • Gênero:
    Língua portuguesa
  • Série:
    Obras de Referência
  • Referência:
    391
  • Cód.Barras:
    9788525414120
  • ISBN:
    978.85.254.1412-0
  • Páginas:
    240
  • Edição:
    outubro de 2004

Vida & Obra

Cláudio Moreno

Cláudio Moreno nasceu na cidade de Rio Grande (RS). Formado em Letras com ênfase em Português e Grego pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde 1969 é professor de Português e Redação nos principais colégios de Porto Alegre. Concursado, de 1972 a 1996 lecionou no Instituto de Letras da UFRGS, onde também defendeu tese de mestrado em Língua Portuguesa, em 1977. No ano de 1997, concluiu doutoramento em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). In...

Ler mais

Opinião do Leitor

Diogo
Rio de Janeiro

Não li esse volume ainda, mas tenho certeza de que é tão bom quanto os outros (1,3 e 4)!

29/12/2011

Agatha

Jose Raimundo / Brasília- DF

Muito bom, recomendo!

29/06/2009 09:54:21

Você também pode gostar