Outros Formatos


TEORIA DA VIAGEM: POÉTICA DA GEOGRAFIA

THÉORIE DU VOYAGE

Michel Onfray

Tradução de Paulo Neves

R$30,00

O conceito de viagem ainda faz sentido, num mundo on-line e globalizado? Michel Onfray, pensador francês hedonista, autor de diversos livros de divulgação de filosofia, defensor do ateísmo e da autonomia do pensamento e da vida, faz, em Teoria da viagem: poética da geografia, um elogio à arte de viajar. O viajante Onfray – para quem filosofar só é possível a partir de uma experiência autobiográfica – resgata os significados primeiros de se sair em busca do desconhecido. Remontando à história de Caim (agricultor, sedentário) e Abel (pastor, nômade), ele estabelece dois polos entre os quais todos oscilamos: nomadismo versus sedentarismo, e amor ao movimento versus paixão pelo imobilismo, pelo enraizamento. É sobre as experiências vividas sob o signo do nomadismo, do espírito da viagem que versa este volume de ensaios. Se por um lado, como afirma Onfray, o mundo resiste às tentativas de colocá-lo em palavras, neste manual da aventura ele recupera os estados de alma do viajante primordial e nos recorda uma lição ancestral: o aprendizado do mundo se dá ao mesmo tempo em que o aprendizado de nós mesmos. Como resultado, Teoria da viagem se oferece como um personalíssimo inventário de reflexões andarilhas, que têm a ver com memória, com amizade, com subjetividade, com perder-se, com a escolha de um destino. Graças ao estilo poético e informal que o tornou um dos filósofos mais lidos da contemporaneidade, Onfray atinge o pastor que há em todos nós. Após a leitura, este livro terá assegurado um lugar na bagagem – real ou afetiva – do leitor.

“Nós mesmos, eis a grande questão da viagem. Nós mesmos e nada mais. Ou pouco mais. Certamente há muitos pretextos, ocasiões e justificativas, mas em realidade só pegamos a estrada movidos pelo desejo de partir em nossa própria busca com o propósito, muito hipotético, de nos reencontrarmos ou, quem sabe, de nos encontrarmos. A volta ao planeta nem sempre é suficiente para obter esse encontro. Tampouco uma existência inteira, às vezes. Quantos desvios, e por quantos lugares, antes de nos sabermos em presença do que levanta um pouco o véu do ser!”

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    TEORIA DA VIAGEM: POÉTICA DA GEOGRAFIA

  • Título Original:
    THÉORIE DU VOYAGE
  • Catálogo:
    Outros Formatos
  • Gênero:
    Filosofia
    Viagem
  • Cód.Barras:
    9788525419187
  • ISBN:
    978.85.254.1918-7
  • Páginas:
    112
  • Edição:
    agosto de 2009

Vida & Obra

Michel Onfray

Michel Onfray nasceu na cidade de Argentan, na França, em 1959. Fez doutorado em ciência política e jurídica e lecionou num liceu particular de Caen de 1983 a 2002. Descrente do modo como se ensinava filosofia aos alunos, em 2002 criou a Universidade Popular de Caen, uma instituição de ensino heterodoxa que tem o objetivo de voltar às raízes do humanismo ocidental. É autor de dezenas de obras de divulgação filosófica, entre as quais Ventre dos filósofos (Rocco, 199...

Ler mais

Opinião do Leitor

Marissol
Goiânia/GO

Maravilhosas observações, do autor, que nos faz refletir sobre vários aspectos de nossas vidas. Entre eles, nós enquanto seres inerentes no espaço, tempo e sociedade. Recomendo para quem pretende viajar, e descobrir algo mais no passeio.

15/12/2013

Você também pode gostar