Coleção L&PM Pocket


"A imprensa em geral é a consumação da liberdade humana. Portanto, onde existir imprensa, existirá liberdade de imprensa."

Karl Marx - "Liberdade de imprensa"

LIBERDADE DE IMPRENSA

Karl Marx

Tradução de Cláudia Schilling e José Fonseca

Ao longo dos seus 65 anos de vida, foram poucos aqueles em que Karl Marx não produziu textos para jornais, revistas ou enciclopédias. Mesmo nas décadas de 1850 e 1860, anos essenciais na pesquisa e produção de O capital, sua obra principal, as necessidades de sobrevivência ou de ação política encaminharam Marx à produção jornalística. O resultado é um acervo gigantesco: só para a imprensa dos Estados Unidos, Marx e Engels escreveram ao redor de quinhentos artigos e comentários. O objetivo deste livro é dar uma amostra do jornalista Karl Marx. É uma outra forma de se aproximar deste intelectual do século XIX que acabou marcando definitivamente o século XX, sendo assunto principal de estudos e objeto de invectivas por parte de seus adeptos ou inimigos. Escreveu, juntamente com Engels, o Manifesto do partido comunista, um livro necessário a qualquer um que deseje entender os dias de hoje.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    LIBERDADE DE IMPRENSA

  • Catálogo:
    Coleção L&PM Pocket
  • Gênero:
    Documento
    Ensaios
  • Referência:
    176
  • Cód.Barras:
    9788525409560
  • ISBN:
    978.85.254.0956-0
  • Páginas:
    208
  • Edição:
    maio de 1999

Vida & Obra

Karl Marx

Karl Marx (Trier, 5 de maio de 1818 - Londres, 14 de março de 1883) nasceu em uma família de classe média em Trier, às margens do rio Mosela, na Alemanha. Descendia de uma longa linhagem de rabinos, tanto da parte materna quanto paterna, e seu pai, embora fosse intelectualmente um racionalista de formação tipicamente iluminista, que conhecia Voltaire e Lessing de cor, só concordara em ser batizado como protestante para não se ver privado de seu trabalho como um dos mais con...

Ler mais

Opinião do Leitor

Augusto Dornelas
Recife/PE

Excelente análise que nos permite entender as nuances da imprensa capitalista!

03/05/2014

Você também pode gostar