Notícias


Bill Gates recomenda livro que será lançado pela L&PM Editores

21/05/2019

- Por L&PM Editores

Sempre que o verão do hemisfério norte vem se aproximando, Bill Gates recomenda livros para leituras de férias. Este ano não foi diferente e na segunda-feira, 20 de maio, em seu site, Gates divulgou os cinco títulos sugeridos para o verão de 2019. Entre eles está O futuro do capitalismo, de Paul Collier, que será lançado em breve no Brasil pela L&PM Editores.

O fundador da Microsoft revela que é um grande fã de Paul Collier, um respeitado economista de Oxford. "Ele passou sua carreira tentando entender e aliviar a pobreza global", diz Gates. E completa dizendo que ficou surpreso e interessado quando viu que o mais recente livro de Collier não era sobre pobreza. "O futuro do capitalismo é um livro ambicioso e instigante. Collier luta com um problema difícil. (...) Ele diz que estamos experimentando três divergências: 1) uma divisão espacial entre cidades em expansão e pequenas  cidades em dificuldade; 2) uma divisão de classe entre pessoas que têm educação universitária e aquelas que não têm; e 3) uma divisão global entre países de alta e média renda, de um lado, e estados frágeis, de outro". Gates revela que concorda muito com o que Collier tem a dizer. E que ficou especialmente impressionado com a ideia central do livro, de que precisamos fortalecer as obrigações que temos uns com os outros. “Quando reconhecemos novas obrigações para com os outros”, escreve Collier, “construímos sociedades mais capazes de florescer; enquanto que quando negligenciamos, fazemos o oposto… Para alcançar a promessa [de prosperidade], nosso senso de respeito mútuo tem que ser reconstruído”.

O futuro do capitalismo tem previsão de chegada às livrarias no final de junho/início de julho. Vai dar tempo de você levar para ler nas suas férias... de inverno.