Notícias


Valsa com Bashir é destaque no jornal Zero Hora e na Revista da Semana

26/02/2009

- Por L&PM Editores

A graphic novel Valsa com Bashir, de Ari Folman e David Polonsky, foi destacada pelo jornal Zero Hora nesta última quarta-feira (25), e pela Revista da Semana desta quinta-feira (26).

A obra reconstrói um dos mais tristes episódios da história recente dos conflitos no Oriente Médio: o massacre de centenas de palestinos em Sabra e Chatila (campos de refugiados no Líbano controlados por Israel), executado por milícias cristãs em setembro de 1982. Ari Folman era um desses jovens israelenses convocados pelo exército para ajudar os libaneses a conter o avanço da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) no país.

Os quadrinhos de Valsa com Bashir são uma adaptação do documentário homônimo, ganhador do Globo de Ouro 2009 de Melhor Filme Estrangeiro. A animação, escrita por Ari Folman – também diretor do longa-metragem – e ilustrada por David Polonsky, foi indicada na mesma categoria ao Oscar 2009.

Na resenha de Zero Hora, o jornalista Carlos André Moreira salienta que "os desenhos de David Polonsky, diretor de arte do longa, são angulosos, com um traço moderno, áspero, que logra grandes efeitos mais com sombras e cores do que com um desenho hiperrealista."

Já a Revista da Semana indica a obra como Livro da Semana e afirma que é uma "excelente antessala ao que se verá na tela sobretudo porque 'Folman tinha os quadrinhos em mente quando começou a pensar no filme', afirmou o desenhista David Polonsky à Publishers Weekly."

Clique e confira um trecho de Valsa com Bashir em formato PDF: