Vida & Obra


Ruth Rendell

Ruth Rendell nasceu Ruth Barbara Grassmann no dia 17 de fevereiro de 1930, em Londres, filha de professores de origem humilde. Sua mãe era sueca e desenvolveu esclerose múltipla logo após o nascimento da filha. Ruth foi educada no condado de Essex, ao leste da Inglaterra, onde, a partir de 1948, trabalhou como repórter e subeditora em vários jornais. Em 1950, aos vinte anos, casou-se com Donald Rendell. A década de 1950 foi, para ela, um período de tarefas domésticas e tentativas ficcionais, até se encontrar um tanto por acaso com as histórias de detetives. Finalmente, em 1964, foi lançado o seu primeiro romance, From doon with death, trazendo ao público a figura do detetive de polícia Reginald Wexford, que cativou de imediato a simpatia dos leitores e que reapareceria em vários outros livros da autora. Sua obra ficcional chega a cinqüenta romances, divididos em três tipos principais: histórias policiais com Wexford, histórias de um sus­pense sombrio e os livros que começou a publicar na década de 1980 sob o pseudônimo de Barbara Vine. 

Suas obras exploram ambientes suburbanos, com des­cri­ções que revelam o insólito e o assustador, e nelas sobressaem personagens que não conseguem escapar ao seu destino e personagens psicologicamente perturbados. A maestria do estilo da autora é especialmente visível nos seus diálogos, e seus enredos surpreendem sempre pelo inusitado dos desenlaces.

Ruth Rendell ganhou vários prêmios: três Edgar Allan Poe concedidos pela Mystery Writers of America (dois por contos, em 1975 e 1984, e um pelo romance de Barbara Vine A dark-adapted eye, em 1986), um Punhal de Prata da British Crime Writers Association por The tree of hands, em 1985, e três vezes o Punhal de Ouro (por A demon in my view, em 1976, Live flesh, 1986, e A fatal inversion, em 1987). Recentemente recebeu o Crime Writers’ Association Cartier Diamond Dagger (Punhal de Dia­mante) pela sua contribuição ao gênero. Seus livros estão traduzidos em 22 línguas. Foi declarada par da Câmara dos Lordes do parlamento inglês e recebeu o título de Baronesa Rendell of Babergh. Faleceu em 2 de maio de 2015.

Mais livros de Ruth Rendell


Opinião do Leitor

Deixe seu depoimento sobre o autor