Vida & Obra


Heinrich Harrer

Heinrich Harrer (6 de Julho de 1912 – 7 de Janeiro de 2006) foi um montanhista, investigador, geógrafo e escritor austríaco. Nasceu em Hüttenberg, na região de Caríntia. Entre 1933 e 1938, estudou geografia e esportes na Universidade Karl-Franzens em Graz.

Harrer fez parte da primeira equipe que escalou a face norte do Eiger na Suíça, junto com Anderl Heckmair, Fritz Kasparek e Ludwig Vörg, a 24 de Julho de 1938. Mais tarde Harrer recontou esta escalada no livro The Winter Spider. Com a ascensão do partido nazista na Áustria, Harrer tornou-se membro das SS, tendo em 1938 integrado uma expedição alemã ao Nanga Parbat no Himalaia, atualmente parte do Paquistão. Após o início da Segunda Guerra Mundial, Harrer foi capturado pelo exército colonial britânico em 1939. Em 1944, conseguiu fugir junto com Peter Aufshnaiter e, após 21 meses em fuga, conseguiu atravessar as altas montanhas até ao Tibete, onde ficou durante sete anos, tendo estabelecido amizade com o jovem Dalai Lama, de quem se tornou conselheiro até a morte.

Após a ocupação chinesa do Tibete em 1950, Harrer regressou à Àustria e documentou as suas aventuras nos livros Sete anos no Tibet e Lost Lhasa. Em 1997, o livro Sete anos no Tibet foi adaptado para o cinema pelo realizador francês Jean-Jacques Annaud, que teve como protagonista principal o ator americano Brad Pitt.

Heinrich Harrer faleceu com 93 anos em Friesach, no sul da Áustria, de causas não divulgadas. O autor foi condecorado várias vezes durante a sua carreira, incluindo com o prêmio Luz da Verdade, entregue pelo governo tibetano.

Fonte: Wikipédia

Mais livros de Heinrich Harrer


Opinião do Leitor

Deixe seu depoimento sobre o autor