Vida & Obra


Jim Davis

James Robert Davis nasceu em 28 de julho de 1945 em Marion, Indiana (EUA). Filho de fazendeiros, tinha um irmão, e cresceu cheio de responsabilidades no campo e em meio a muitos gatos. Quando era pequeno, desenvolveu asma e teve que passar boa parte do tempo dentro de casa. Um dia, quando sua mãe percebeu que Jim estava entediado, deu a ele um lápis e um papel para distrai-lo. Um dos primeiros desenhos de Jim foi uma vaca.

A partir desse momento não parou mais de desenhar. Já melhor da asma, matriculou-se na Fairmount High School e posteriormente mudou-se para a cidade grande a fim de cursar Administração e Artes na Ball State University. O talento de Jim logo foi notado por uma agência de publicidade, que o contratou logo após se formar. Mas a grande descoberta foi mérito do cartunista Tom Ryan, que precisava de um assistente e contratou Jim. O cartunista fazia de tudo um pouco, desde varrer o chão até desenhar o plano de fundo das tiras, mas foi nessa época também que ele começou a trabalhar em suas próprias idéias.

Sua primeira criação foi uma tira cômica. A “Gnorm Gnat” incluía uma variedade enorme de insetos, mas sua publicação durou apenas cinco anos, pois não teve grande apelo frente ao público. Foi então que começou a prestar atenção nas tiras que estavam fazendo sucesso e se deu conta que havia muitos cães como personagens, mas nenhum gato. Começou, então, a desenhar gatos, usando como modelo os 25 gatos com os quais conviveu na fazenda. O modelo mais engraçado foi um meio gordo, que ele chamou de Garfield em homenagem ao seu teimoso avô, James Garfield Davis. Em um primeiro momento, Garfield era o coadjuvante da tira de Jon, um cartunista, até Jim se dar conta que Garfield tinha as melhores possibilidades de piadas. Em dois anos a tira chamou a atenção de alguns jornais e em junho de 1978 Garfield aparecia em 41 jornais dos Estados Unidos, incluindo Boston, Dallas e Chicago. A popularidade do gato cresceu. Em 1987 a tira estava em 2 mil jornais. E, atualmente, é publicada no mundo inteiro, em mais de 2,6 mil jornais. Aproximadamente 263 mil pessoas lêem a tira diariamente. Pela L&PM, os quadrinhos de Garfield estão disponíveis nos seguintes volumes: Garfield 1em grande forma, Garfield 2 está de dieta, Garfield 3  um gato de peso, Garfield 4 numa boa, Garfield 5 – toneladas de diversão, Garfield 6 – de bom humor, Garfield 7 – um charme de gato e Garfield 8 – e seus amigos.

Fonte: site oficial do Garfield

Mais livros de Jim Davis


Opinião do Leitor

Patrícia Gonçalves
São Paulo

É impossível ler Garfield sem dar uma risada!!!!  As tiras são engraçadíssimas, está comprovado que rir faz bem à saúde, então leia Garfield e poupe sua visita ao médico!

02/04/2015

Agatha

Patricia Ladislau S
Cuiaba MT

Jim consegue colocar toda a sua genialidade em um personagem fantástico como é o Garfield... Tenho vários volumes e um melhor que o outro.

06/11/2013