Vida & Obra


Donaldo Schüler

Donaldo Schüler é natural de Videira, Santa Catarina (1932). É doutor em Letras e Livre-Docente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi professor titular em língua e literatura gregas. Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), concluído com a publicação do trabalho Eros: dialética e retórica. Ministrou cursos em nível de graduação e de pós-graduação no Brasil e no exterior. Atua como conferencista e professor em várias instituições e universidades.

Escreveu vários ensaios, entre eles: Teoria do romance, Narciso errante, Na conquista do Brasil, Heráclito e seu (dis)curso (Coleção L&PM Pocket), Origens do discurso democrático (Coleção L&PM Pocket), e romances, entre eles: A mulher afortunada, Faustino, Pedro de Malasartes e Império caboclo. É autor de uma das duas únicas traduções integrais existentes no mundo do romance Finnegans Wake, de James Joyce, que traduziu para o português (a outra tradução disponível é para a língua francesa). Para a Coleção L&PM Pocket, traduziu do grego as tragédias Antígona, Édipo em Colono, de Sófocles, e Os Sete contra Tebas, de Ésquilo.

Mais livros de Donaldo Schüler


Opinião do Leitor

Valmor Piazza
Florianópolis / Santa Catarina

Tive a oportunidade de ler A Odisséia com a tradução de Donaldo Schüler, e apenas posso afirmar que a qualidade da tradução é excepcional. Sem dúvida referência para todos os tradutores do país.

02/06/2014