Notícias


Roubai-vos uns aos outros, novo romance de Antônio Carlos Resende

05/11/2009

- Por L&PM Editores

Na juventude se tem a ilusão de que as inquietações da alma irão se aplainar com o passar dos anos e que a maturidade será um tempo sereno e calmo de reflexão. Antônio Carlos Resende põe isso à prova na figura de Heleno, personagem de Roubai-vos uns aos outros.

O protagonista de Roubai-vos uns aos outros está na casa dos oitenta e é um jogador compulsivo; as dívidas se acumulam, e os credores o perseguem e o ameaçam. Ao contrário da relação fria e distante que ele mantém com a ex-mulher e com os filhos, tem uma tórrida ligação com Graciana. E de repente surge Joana, uma companheira dos “Jogadores Anônimos” que irá balançar sua vida.

Este livro faz uma reflexão madura e realista sobre a inexorabilidade do tempo e mostra a dificuldade de uma mente lúcida em aceitar a finitude do corpo. A todos nos espera o mesmo destino – e quanto a isso não se pode lutar. Resta a cada um trilhar seu próprio caminho.

Antônio Carlos Resende nasceu em Cachoeira do Sul (RS), em 1929. Foi locutor esportivo e comercial em diversas rádios de Porto Alegre e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Escreveu, entre outros, Magra mas não muito, as pernas sólidas, morena (1977), O rapaz que suava só do lado direito (1979) e O louva-a-deus (1980). Pela L&PM Editores publicou: Por que me olhas, Maria Carolina? (1983), Igual a ti só no inferno (1988), O sétimo (1991) e Mortes do amor (2000).