Notícias


Aya de Yopougon e Peanuts completo estão entre as melhores HQ's de 2009

30/12/2009

- Por Cristine Kist

O Jornal do Brasil  publicou a lista dos melhores álbuns de quadrinhos de 2009. Entre os dez, duas publicações da L&PM: Aya de Yopougon, que conta a história de uma adolescente africana que prefere estudar a sair à noite com as amigas, e o primeiro volume de Peanuts completo, que reúne todas as tiras de Charlie Brown e Snoopy publicadas entre 1950 e 1952.

Aya foi a primeira HQ destacada na seleção do JB. A obra da africana Marguerite Abouet já foi traduzida para doze idiomas, vendeu mais de 300 mil cópias em todo o mundo e vai ganhar adaptação para o cinema em 2011. Marguerite, que era assistente jurídica, largou o emprego para se dedicar somente aos quadrinhos  na França, já foram lançados cinco volumes das histórias de Aya. O jornalista Pedro de Luna afirma que “desde as aventuras de Keubla e Kebra, de Janot, não lia uma HQ tão interessante sobre a África”. O álbum também já havia ganho o prêmio de melhor história em quadrinhos do Festival Internacional de Angoulême, em 2006. Para saber mais sobre o livro, clique aqui, e para ler um trecho, aqui.

A presença de Peanuts completo  na lista confirma o sucesso das tirinhas de Charlie Brown entre a crítica e os leitores. A publicação, primeira de uma série de doze volumes já publiados pela Fantagraphics, foi lançada pela L&PM em edição de luxo, com capa dura, entrevista com o autor Charles M. Schulz, introdução de Garrison Keillor e ensaio de David Michaelis. Ainda em 2010 serão lançados Peanuts completo: 1953 a 1954 – com introdução de Walter Cronkite, célebre jornalista norte-americano da CBS falecido recentemente, e Peanuts completo: 1955 a 1956 – com introdução de Matt Groening, criador dos Simpsons. Para ler algumas tiras do livro, clique aqui.

Veja a lista completa das melhores HQ’s de 2009:

Aya de Yopougon (L&PM) , Clément Oubrerie e Margerite Abouet
Local (Devir) , de Brian Wood (roteiro) e Ryan Kelly (arte).
Predadores (Devir) , de Jean Dufaux (roteiro) e Enrico Marini (arte).
Três Dedos, um escândalo animado (Gal Editora) , de Rick Koslowski.
Níquel Náusea: Um Tigre, Dois Tigres, Três Tigres (Devir) , de Fernando Gonsales. Os Brasileiros (Conrad) , de André Toral.
Sábado dos Meus Amores (Conrad) , de Marcello Quintanilha.
O Livro de Ouro (Record) , de Albert Uderzo e René Goscinny.
7 Vidas (Conrad) , de André Diniz (roteiro) e Antonio Eder (arte).
Peanuts completo 1950-1952 (L&PM) , de Schulz.

Veja a notícia completa no blog Quadrinhos, do Jornal do Brasil.