14/04/2025
- Por Helena Jungblut
Mais de cem bibliotecas públicas espalhadas pelo Rio Grande do Sul receberam, nas últimas semanas, caixas recheadas de literatura. A ação faz parte do projeto L&PM Editores nas Bibliotecas do Rio Grande do Sul, uma iniciativa cultural que visa valorizar a produção literária gaúcha e fortalecer o acesso ao livro em diferentes regiões do estado.
A ação é viabilizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com financiamento do Pró-Cultura RS e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, realizada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. O projeto distribuiu gratuitamente acervos compostos por livros escritos, organizados ou traduzidos por autores gaúchos — ou residentes no estado —, contemplando diferentes gêneros e faixas etárias.
A curadoria dos títulos priorizou obras que representam a diversidade da produção literária do RS, incluindo autores consagrados e contemporâneos. Foram selecionados livros de poesia, contos, romances, HQs e literatura infantojuvenil, além de traduções assinadas por nomes gaúchos. Os acervos foram cuidadosamente organizados para garantir equilíbrio de temas e formatos, promovendo bibliodiversidade.
Entre os nomes presentes nas caixas que chegaram às bibliotecas estão Mario Quintana, Caio Fernando Abreu, Moacyr Scliar, Josué Guimarães, Sergio Faraco, Simões Lopes Neto, Sérgio Capparelli, Armindo Trevisan, Paula Taitelbaum, Luís Augusto Fischer, entre outros. Também fazem parte do projeto traduções importantes, como Poética, de Aristóteles, por Rafael Brunhara, e Antígona, de Sófocles, por Dona Ido Schüler.
Se a sua biblioteca recebeu um dos acervos, participe da divulgação da iniciativa: compartilhe fotos da chegada dos livros nas redes sociais, marque @lepmeditores e use a hashtag #LEPMnaBibliotecaPública. Sua publicação ajuda a ampliar o alcance do projeto e inspira outras instituições a fortalecerem a leitura e a cultura local.
Adega imaginária seguido de O relincho do cavalo adormecido – Armindo Trevisan
Cartas extraviadas e outros poemas – Martha Medeiros
Quintana de bolso: Rua dos cataventos & outros poemas – Mario Quintana
Livro dos sonetos – Vários autores (Org. Sergio Faraco)
Sonetos para amar o amor – Luís Vaz de Camões (Org. Sergio Faraco)
111 poemas para crianças – Sérgio Capparelli
Boi da cara preta – Sérgio Capparelli
Palavra vai, palavra vem – Paula Taitelbaum
Canibais: paixão e morte na Rua do Arvoredo – David Coimbra
A casa da esquina – Duca Leindecker
A casa das quatro luas – Josué Guimarães
Concerto campestre – Luiz Antonio de Assis Brasil
Contos gauchescos e Lendas do Sul – Simões Lopes Neto
Dançar tango em Porto Alegre – Sergio Faraco
O exército de um homem só – Moacyr Scliar
Fragmentos – Caio Fernando Abreu
O gato no escuro – Josué Guimarães
Max e os felinos – Moacyr Scliar
Noite de matar um homem: Contos de fronteira – Sergio Faraco
O ovo apunhalado – Caio Fernando Abreu
Troia: o romance de uma guerra – Claudio Moreno
Olhos de cadela – Ana Mariano
Doce paraíso – Sergio Faraco
Doutor Miragem – Moacyr Scliar
Contos escolhidos – Cyro Martins
Duas águas – Luís Augusto Fischer
Escuro, claro: contos reunidos – Luís Augusto Fischer
Poemas escolhidos – Emily Dickinson (Trad. Ivo Bender)
O abraço – Eoin McLaughlin (Trad. Caroline Chang)
Antígona – Sófocles (Trad. Dona Ido Schüler)
Poética – Aristóteles (Trad. Rafael Brunhara)
As veias abertas da América Latina – Eduardo Galeano (Trad. Sergio Faraco)
*Por restrições do edital, os títulos da categoria “Tradutores” foram distribuídos a um número limitado de bibliotecas. As demais receberam outros livros adicionais da lista.
Retroscópio – Neltair Abreu Santiago
Crocodilagem: Rango – Edgar Vasques
O melhor do Macanudo Taurino – Neltair Abreu Santiago
Rango – Edgar Vasques
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade